sábado, 21 de julho de 2012

Para comprar sua bicicleta

Pessoal que quer adquirir bicicleta, segue indicação especializada, com toda a orientação necessária, em Porto Alegre.

Contribuição do Leitor

Gramado de Bicicleta

Tela, motivado pelos passeios ciclísticos que são organizados por vocês, lembrei-me de ter registrado fotograficamente a paixão dos italianos pelo uso da bicicleta.

Foquei a cidade de Cremona - a 80 km de Milão - mas a cena é comum em toda a Lombardia que é plana. As imagens mostram senhoras - bem vestidas - indo às compras ou levando os filhos para um passeio ou mesmo ao celular em direção ao trabalho.
Grande abraço do
Gallina

Obrigado Galina! Nós vamos passar este inverno que, mesmo gelado, tem bicicletas circulando. Vamos juntos fazer com que Gramado ande de Bicicleta e, que isso passe a ser rotina em nossas vidas, a opção pelo saudável, pelo despoluente, pelo trânsito livre.




 




Fotos: Galina

sábado, 7 de julho de 2012

Experiências sempre bem vindas!

Querida Tela,
Eu e o Márcio fizemos uma viagem recentemente, e em dois momentos bem legais da viagem lembramos muito, muito de ti, pela tua luta e empenho com o Projeto Gramado de Bicicleta.
Em Roma, num domingo de sol maravilhoso, em frente ao Coliseu – um MEGA PASSEIO DE BICICLETA, deveria sinceramente ter umas 3.000 bicicletas, cujo slogam era BICI , BACI E AMICI, - que significava BICICLETA, BEIJOS E AMIZADE.
As pessoas e as bicicletas eram as mais diversas, famílias inteiras participando, crianças, velhos, jovens, cachorros nas cestinhas, e tudo mais. Além disso, havia muitas, mas muitas bicicletas com alegorias, enfeitadas, coloridas, com flores. Bicicletas de duas, três pessoas, quadriciclos, enfim... uma diversidade.
A minha amiga italiana que mora em Roma, nos explicou que essa mobilização é para incentivar os romanos a deixarem os carros em casa e usarem o transporte alternativo das bicicletas.
Nesse mesmo dia, no Centro de Roma, na Via Del Corso, um enorme quiosque divulgava a ação em próximas datas.
Na França, visitamos a cidade de Giverny, localidade de Vernon. Pega-se um trem de Paris a Giverny. Ao descer na estação de Giverny, existem várias opções para ir até a Vernon – aproxidamente 7km de ida e 7 Km de volta – van, caminhada ou BICICLETA.
Bem em frente a estação, tem um café, com locação de bicicletas. Bem simples, você deixa um documento, pega a bicicleta e ganha um mapa para chegar ate Vernon, localidade onde tem a casa e os jardins de Claude Monet. Lindo de morrer!!
O caminho de aproximadamente 7km, é como se a gente  se deslocasse do Centro de Gramado, para a Linha Bonita, por exemplo. Grande parte dele com ciclovia, sinalização adequada e muitos, muitos turistas usando a bicicleta como meio de transporte.
O passeio é lindo, a gente se exercita e oxigena a alma.
Percebe-se que é uma tendência mundial, que cidades grandes e pequenas se mobilizam para essa conscientização de desafogar nossas ruas, e preservar  o meio ambiente, girando com menos dióxido de carbono. Agora Tela, é preciso haver interesse do poder público né!! Senão , não vai!!

Mariela Oppitz Sorgetz

sexta-feira, 6 de julho de 2012

Folder educativo para motorista e ciclista para circulaçao no trânsito de Gramado - Gramado de Bicicleta.

Para melhor visualização clique na imagem.






Gramado de Bicicleta no CNEC



Gestos indicativos de intenções do ciclista







Gramado de Bicicleta faz campanha nas escolas

Iniciamos nesta sexta-feira (6) a campanha de conscinetização do Gramado de Bicicleta, junto aso alunos das escolas do município de Gramado.
1- Entregamos o folder, um adesisvo do projeto e uma pastilha de chocolate do Chocolate Caracol, patrocinadora do folder projeto;

2 - Em seguida explicamos o objetivo do Gramado de Bicicleta : a convivência em harmonia do carro e da bicicleta no trânstio de Gramado. Temos que aprender a conviver com as diferenças. Nos adaptar, ceder, entender, conhecer. O motorista do carro tem que ficar mais atento no trânsito e, o ciclista deve cumprir regras básica de convivêrncia, pois vivemos em sociedade, em um um municipio que recebe milhares de turistas. A ordem é pedestre, ciclista, motociclista e automóveis, o espaço é democrático, para todos, em respeito mútuo;

O gramadense deve deixar seu carro em casa e ir trabalhar de bicicleta;

Vamos construir um ir e vir seguro, assim, as bicicletas sairão das garagens e as ruas receberão ciclovias!

3- Solicitamos que a turma levante para exercitar 'Os gestos indicativos de intenções do Ciclista.'

4 - Saimos felizes com a semente plantada, muito felizes!

Visita a Escola Presidente Vargas da diretora Bety Moschem


Professoras e diretora da escola Presidente Vargas, Gramado com a equipe do Gramado de Bicicleta, Ilton Gomes, Tela Tomazeli e Gabriel Schuler.



Cidadania!







Crianças homenageiam os instrutores do Gramado de Bicicleta tocando flauta.