domingo, 31 de março de 2013


Faça sua parte no trânsito para um convívio em harmonia






PEDALANDO E OLHANDO: Ciclofaixa móvel 3: Geraldo diz...

PEDALANDO E OLHANDO: Ciclofaixa móvel 3: Geraldo diz...

Gramado, 31 de março de 2013 - Páscoa!



Estou aqui, sentada na área de minha casa, em um condomínio não muito distante do centro da cidade, mas, o suficiente para ouvir os gritos das crianças em busca dos ninhos, outras de skate ou bicicletas correndo soltas pela rua. Os veranistas com as janelas das casas de passeio abertas, andam com os cães e familiares. A minha frente uma araucária e, a vista de Caxias do Sul que começa a ascender suas luzes.


Crédito Pedro Augusto Tomazeli Gruszynski


  
Crédito Tela Tomazeli

Tivemos uma final de semana de ‘caos’ completo no trânsito, a ponto de ‘vias de fatos’ entre motoristas exaltados. Neste meio de acumulo absurdo de carros, mais uma vez fico questionando a incompreensão do poder público local (na verdade não é exceção), com  relação ao incentivo do uso da bicicleta, seja por moradores, seja por turistas que não vão as ruas por medo de serem atropelados. Mesmo assim, pude observar aventureiros que, com suas bicicletas viveram Gramado de Bicicleta.
O projeto Gramado de Bicicleta não foi criado com o intuito de construir ciclovias, mas, sim, com objetivo de que, carros, motos, caminhões, ônibus e ciclistas compartilhe a mesma via de rolamento. Para isso criamos normas de trânsito, com vistoria da,  Brigada Militar e da Polícia Rodoviária. 

Realizamos trabalho de conscientização com cerca de 5 mil alunos, abordamos ciclistas nas ruas para entrega do material, realizamos blitz no trânsito. Temos os jornais locais como incentivadores e divulgadores do projeto. Não temos o apoio do poder público, não da forma necessária.

Estão formadas algumas  frentes com relação a inserção de ciclovias, como a Turística no Lago Negro, na Avenida Borges de Medeiros que será revitalizada, assim como na Avenida das Hortênsias. A Câmara de Vereadores de  Gramado e a Câmara de Vereadores de Canela reúnem-se novamente com suas comissões na próxima semana para, junto com os Prefeitos e Deputados, reivindicar junto ao DAER a autorização para a construção da Ciclovia Gramado/Canela, Mas queremos mais! 


Queremos ações simples por parte do executivo no sentido de sinalizar as ruas, com placas de alerta para a presença de ciclista e com velocidade máxima de 30km/h. Uma decisão de valor justo para o resultado mas, falta vontade política ou melhor, visão.


Você pode dizer: mas em uma ano e 3 meses do Projeto Gramado de Bicicleta as frentes e estudos em andamento já não seriam justos? Considero que não já que, muito mais ciclistas poderiam estar na rua com resoluções imediatas, absolutamente ao alcance do poder público.

Crédito da imagens Tela Tomazeli

 


quinta-feira, 28 de março de 2013

Movimento Conviva




Atenção ciclista, fique ligado também nos seus deveres!
Cada um fazendo a sua parte e todos convivendo em harmonia e dividindo o espaço com respeito!!

Choquei com esta imagem!


Cicloturismo Urbano Manaus compartilhou a foto de DIA SEM CARRO - Manaus.
23 de fevereiro. Isso é verdade! = D. "Em um futuro não tão distante, os congestionamentos serão tão grandes, que os carros não sairão do lugar, e a natureza conseguirá tomar seu espaço de volta."

Da página do Cicloturismo Urbano Manaus do facebook






♥ 30 Km por uma cidade mais humana. Promova a campanha na sua cidade.







Cuidado com a porta!

Da página do facebook da Caloi





O designer holandês Jeriel Bobbe criou uma mesa para piquenique dobrável, que pode ser carregada em sua bike. A mesa é ideal para até quatro pratos e dois banquinhos prontos para o uso. Que tal aproveitar o final de semana para um belo piquenique no parque? Fonte e foto: euvoudebike.com




Essa vai para os amantes do Cycle Chic: capacetes que te trazem segurança sem perder o charme da pedalada. Você curtiria pedalar com um desses? Fonte e foto: euvoudebike.com

Não tem preço


 
Bento Gonçalves Cycle Chic



Bento Gonçalves Cycle Chic 

Quando existe vontade politica existem resultados


Cicloturismo Urbano Manaus compartilhou a foto de Miguel Sinário de Sá. Uma alameda de árvores seria lindo nesta proposta de eixo cicloviários para avenida das Torres e das Flores em Manaus. Compartilhem a nossa campanha - CICLOVIAS JÁ! http://on.fb.me/YKj9CT :)

Bicicletas pelo mundo.







Motoboy que nada, o negócio agora é a “Bike Entrega”. Mais um passo para um mundo melhor, São Paulo já conta com algumas empresas que fazem entregas utilizando as magrelas. Os “bike courier” cobram por distância pedalada e não por hora como os motoboys. O que vocês acham desse novo serviço?  Foto: es.wikipedia.org / Fonte: VejaSP - retirada da página do facebook Caloi



Quando existe o incentivo existe a demanda. Retirada da página do facebook Caloi


A prefeitura de Bogotá criou o “Día Sin Carro” para reduzir os níveis de poluição da cidade. Durante esse dia entre 6h30 e 19h30 fica proibido a circulação de veículos particulares pela cidade. Caso haja desrespeito, o motorista é multado e pode ter sua habilitação apreendida. Já pensou um dia desses aqui no Brasil? Fonte: EpocaSP - Foto: Globo.com. Retirada página facebook Caloi



“Armas para a Vida” é uma campanha criada pelo presidente do Uruguai, José Mujica, contra o desarmamento. O programa oferece dois benefícios em troca das armas de fogo: um laptop ou uma bike. A explicação para o nome da campanha é de que os dois produtos ofertados são armas para a vida, pois uma dispara conhecimento e a outra dispara a saúde. Um projeto desses no Brasil seria bem útil, concordam? Fonte: envolverde.com.br - foto: planetbikes.com.br - retirada do facebook Caloi

Quem anda de bicicleta em Gramado


Pelas ruas da cidade aos poucos os usuários vão aparecendo com suas bicicletas. Durante a semana os gramadenses que a utilizam como meio de transporte. Nos finais de semana gramadenses e turistas que saem a passeio. Assim vamos vencendo etapas do Projeto Gramado de Bicicleta que tem por objetivo uma convivência harmoniosa entre carros, motos e bicicletas.

Em Canela o cenário é outro, a bicicleta é muito utilizada, até por ser uma cidade mais plana.


Avenida Borges de Medeiros



Hotel Vila Suzana , Canela.



Bicicletario padrão em Gramado, uma conquista do Gramado de Bicicleta, feito pela Prefeitura Municipal de Gramado.


Outras alternativas com duas rodas vão surgindo nas ruas. Aqui turistas no café da manhã da Padaria São Pedro.



Turistas passeando em família.


Escola Neusa Mari Pacheco, Canela.