quinta-feira, 2 de janeiro de 2014

Vale dos Vinhedos recebe Giro Ciclístico


Fonte: Editor

Brasileiros e italianos vão pedalar juntos, refazendo alguns caminhos dos imigrantes que povoaram o Rio Grande do Sul. O Giro Ciclístico: Da Primeira à Quarta Colônia ocorre de 2 a 12 de janeiro e tem o objetivo de fortalecer o pacto de amizade (gemellaggio) entre as duas cidades irmãs: Monte Belo do Sul e Schiavon – Itália. O intercâmbio entre as comunidades, aliado ao prazer de pedalar, terá programação intensa ao longo dos dez dias de realização. O roteiro inicia em Monte Belo do Sul, seguindo pelo Vale dos Vinhedos, e passa por outros onze municípios, entre eles Garibaldi, até chegar em Chapada, o destino final da pedalada.
 
Desde 2010, o Giro Ciclístico valoriza a cultura italiana, por meio do intercâmbio cultural que proporciona. O evento é organizado pela Associazione Culturale Merica Merica de Schiavon-VI e a Associação Fratelli Di Cuore de Monte Belo do Sul-RS, contando com o apoio de associações italianas e Poder Público dos municípios envolvidos.
 
Na terceira edição, o Giro Ciclístico irá percorrer caminhos traçados pelos antepassados, imigrantes italianos, em dez dias. O evento que inicia no dia 2 de janeiro, em Monte Belo do Sul, passa pelo Vale dos Vinhedos no dia 3, com uma parada para confraternização no Hotel Villa Michelon. Em seguida, os ciclistas rumam à Garibaldi , sentido Borghetto.
 
Durante o passeio, autoridades dos municípios visitados serão agraciadas com vinhos e espumantes do Vale dos Vinhedos, bem como brindes especiais ofertados pela Gran Legado e Sucos Suvalan. Material do Bento Pura Inspiração também será distribuído nos locais visitados.
 
Programação

02/01 – Recepção da comitiva em Monte Belo do Sul-RS.
03/01 – Montagem das bicicletas e pela tarde início do Giro, pedalando até Garibaldi-RS.
04/01 – Rota 02: de Garibaldi à Candelária-RS.
05/01 – Rota 03: de Candelária à Dona Francisca-RS
06/01 – Rota 04: de Dona Francisca à Ivora, passando por Nova Palma.
07/01 – Rota 05: de São João Polêsine à Silveira Marins.
08/01 – Jornada reservada ao turismo em Santa Maria-RS
09/01 – Rota 06: de São João do Polêsine à Sobradinho-RS
10/01 – Rota 07: de Sobradinho à Colorado-RS
11/01 – Rota 08: de Colorado à Linha Vitória (Alm Tamandaré do Sul-RS).
12/01 – Rota 09: de linha Vitória à Chapada-RS.