quinta-feira, 24 de setembro de 2015

DETRAN/RS



IMG 9111
Gramado. Foto Tela Tomazeli

Compartilhar. Uma palavrinha linda que deveríamos adotar para além das fotos, vídeos e postagens em rede social. Uma consciência e uma atitude de respeito que deveria nos acompanhar todos o dias quando vamos para a rua – um espaço compartilhado por gente como eu e você. Por pessoas. Seja como pedestre, motorista ou  ciclista.
Independente do meio de transporte, quem o conduz é sempre um ser humano. E por isso, se queremos melhorar de fato o trânsito, um bom começo é incentivar a coexistência, o convívio entre as diferentes formas de se locomover.  E isso começa com  consciência de que o motorista deste instante é o pedestre ou ciclista de logo mais. Dessa percepção, nasce o respeito tão imprescindível ao convívio no trânsito hoje.
Pois quem tem essa proposta em seu core é o projeto Gramado de Bicicleta. Seu objetivo é incentivar o compartilhamento da mesma via de rolamento. E antes que você saia dizendo que isso é descabido, reflita um pouco.
Dirigindo, pilotando, pedalando, cavalgando, enfim, conduzindo qualquer meio de transporte, sempre existe um ser humano, uma pessoa que é também pedestre.  E isso, por si só, defende Tela Tomazeli, criadora do Gramado de Bicicleta, já sinaliza que somos todos pedestres, seres humanos, pessoas,  independente da posição que ocupamos por um determinado momento. Esta consciência, por sua vez,  gera respeito uns aos outros. E isso é o que de fato poderá nos conduzir à coexistência, ao convívio, ao compartilhamento de espaço e vida – um primeiro passo para melhorar o trânsito.
Muito lindo, não?
“Ou vivemos em guerra ou aprendemos a conviver, cedendo e respeitando-nos. Eu fico com a segunda opção pelo simples motivo de que Gramado consegue fazer isso”,  propõe Tela à comunidade. “Condutores de veículos a motor, cuidem de nossos moradores que utilizam a bicicleta, o skate e o patins. Condutores de veículos não motor e pedestres, prestem atenção e não abusem, vamos ajudar os motoristas a nos respeitarem. É uma cultura nova”, finaliza.
Bom se pudermos espalhar esse exemplo e essa consciência, não?
Uma primeira oportunidade será amanhã à tarde, no ‘Encontro Estadual 18 Anos de Código Brasileiro de Trânsito’, na Assembléia Legislativa gaúcha. À convite da Tela, irei representá-la e apresentarei o Gramado de Bicicleta e sua proposta no painel sobre Trânsito Sustentável.  #éPossível
Por fim, falar disso tudo me fez lembrar do desenho da Disney que compartilho abaixo
Marilia Rizzon

* Agradeço a jornalista Marilia Rizzon por estar a frente deste momento tão importante para o Projeto Gramado de Bicicleta, nesta quinta-feira, em Porto Alegre.
Encontro Estadual Dezoito Anos do Código de Trânsito Brasileiro: maioridade de fato?
Tela Tomazeli

Folder Gramado de Bicicleta frente

Folder Gramado de Bicicleta verso

Infelizmente  a ADMINISTRAÇÃO MUNICIPAL DE GRAMADO (PP) não olha para a bicicleta como um meio de mobilidade urbana, lazer, turismo e meio de transporte. NÃO INCENTIVA A UTILIZAÇÃO DA BICICLETA. O nome que consta no folder acima foi apenas institucional, hoje, não constaria novamente.
A Prefeitura colocou 30 bicicletarios e sequer faz a manuntenção, a qual tiramos dinheiro de nosso bolso para compra da tinta para isso, que não sei o fim dado, pois não foram revitalizado.
Espero sinceramente que o próximo prefeito de Gramado tenha outro olhar para esta questão. Não tenho nenhum constrangimento em me colocar claramente com relação a isso. Não estou solicitando nada para meu bolso, para meu usufruto. Não tenho partido e não vou ganhar nada com ninguém dentro da Prefeitura. Não estou fazendo campanha. Que fique claro.
Estou constatando que a administração do PP em Gramado não apoia as Bicicletas isso deve ficar claro ao eleitor. E vou deixar claro nas próximas eleições!