sábado, 7 de julho de 2012

Experiências sempre bem vindas!

Querida Tela,
Eu e o Márcio fizemos uma viagem recentemente, e em dois momentos bem legais da viagem lembramos muito, muito de ti, pela tua luta e empenho com o Projeto Gramado de Bicicleta.
Em Roma, num domingo de sol maravilhoso, em frente ao Coliseu – um MEGA PASSEIO DE BICICLETA, deveria sinceramente ter umas 3.000 bicicletas, cujo slogam era BICI , BACI E AMICI, - que significava BICICLETA, BEIJOS E AMIZADE.
As pessoas e as bicicletas eram as mais diversas, famílias inteiras participando, crianças, velhos, jovens, cachorros nas cestinhas, e tudo mais. Além disso, havia muitas, mas muitas bicicletas com alegorias, enfeitadas, coloridas, com flores. Bicicletas de duas, três pessoas, quadriciclos, enfim... uma diversidade.
A minha amiga italiana que mora em Roma, nos explicou que essa mobilização é para incentivar os romanos a deixarem os carros em casa e usarem o transporte alternativo das bicicletas.
Nesse mesmo dia, no Centro de Roma, na Via Del Corso, um enorme quiosque divulgava a ação em próximas datas.
Na França, visitamos a cidade de Giverny, localidade de Vernon. Pega-se um trem de Paris a Giverny. Ao descer na estação de Giverny, existem várias opções para ir até a Vernon – aproxidamente 7km de ida e 7 Km de volta – van, caminhada ou BICICLETA.
Bem em frente a estação, tem um café, com locação de bicicletas. Bem simples, você deixa um documento, pega a bicicleta e ganha um mapa para chegar ate Vernon, localidade onde tem a casa e os jardins de Claude Monet. Lindo de morrer!!
O caminho de aproximadamente 7km, é como se a gente  se deslocasse do Centro de Gramado, para a Linha Bonita, por exemplo. Grande parte dele com ciclovia, sinalização adequada e muitos, muitos turistas usando a bicicleta como meio de transporte.
O passeio é lindo, a gente se exercita e oxigena a alma.
Percebe-se que é uma tendência mundial, que cidades grandes e pequenas se mobilizam para essa conscientização de desafogar nossas ruas, e preservar  o meio ambiente, girando com menos dióxido de carbono. Agora Tela, é preciso haver interesse do poder público né!! Senão , não vai!!

Mariela Oppitz Sorgetz

Nenhum comentário:

Postar um comentário