domingo, 31 de março de 2013

Gramado, 31 de março de 2013 - Páscoa!



Estou aqui, sentada na área de minha casa, em um condomínio não muito distante do centro da cidade, mas, o suficiente para ouvir os gritos das crianças em busca dos ninhos, outras de skate ou bicicletas correndo soltas pela rua. Os veranistas com as janelas das casas de passeio abertas, andam com os cães e familiares. A minha frente uma araucária e, a vista de Caxias do Sul que começa a ascender suas luzes.


Crédito Pedro Augusto Tomazeli Gruszynski


  
Crédito Tela Tomazeli

Tivemos uma final de semana de ‘caos’ completo no trânsito, a ponto de ‘vias de fatos’ entre motoristas exaltados. Neste meio de acumulo absurdo de carros, mais uma vez fico questionando a incompreensão do poder público local (na verdade não é exceção), com  relação ao incentivo do uso da bicicleta, seja por moradores, seja por turistas que não vão as ruas por medo de serem atropelados. Mesmo assim, pude observar aventureiros que, com suas bicicletas viveram Gramado de Bicicleta.
O projeto Gramado de Bicicleta não foi criado com o intuito de construir ciclovias, mas, sim, com objetivo de que, carros, motos, caminhões, ônibus e ciclistas compartilhe a mesma via de rolamento. Para isso criamos normas de trânsito, com vistoria da,  Brigada Militar e da Polícia Rodoviária. 

Realizamos trabalho de conscientização com cerca de 5 mil alunos, abordamos ciclistas nas ruas para entrega do material, realizamos blitz no trânsito. Temos os jornais locais como incentivadores e divulgadores do projeto. Não temos o apoio do poder público, não da forma necessária.

Estão formadas algumas  frentes com relação a inserção de ciclovias, como a Turística no Lago Negro, na Avenida Borges de Medeiros que será revitalizada, assim como na Avenida das Hortênsias. A Câmara de Vereadores de  Gramado e a Câmara de Vereadores de Canela reúnem-se novamente com suas comissões na próxima semana para, junto com os Prefeitos e Deputados, reivindicar junto ao DAER a autorização para a construção da Ciclovia Gramado/Canela, Mas queremos mais! 


Queremos ações simples por parte do executivo no sentido de sinalizar as ruas, com placas de alerta para a presença de ciclista e com velocidade máxima de 30km/h. Uma decisão de valor justo para o resultado mas, falta vontade política ou melhor, visão.


Você pode dizer: mas em uma ano e 3 meses do Projeto Gramado de Bicicleta as frentes e estudos em andamento já não seriam justos? Considero que não já que, muito mais ciclistas poderiam estar na rua com resoluções imediatas, absolutamente ao alcance do poder público.

Crédito da imagens Tela Tomazeli

 


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