Estou aqui, sentada na área de minha casa, em um condomínio
não muito distante do centro da cidade, mas, o suficiente para ouvir os gritos
das crianças em busca dos ninhos, outras de skate ou bicicletas correndo soltas
pela rua. Os veranistas com as janelas das casas de passeio abertas, andam com
os cães e familiares. A minha frente uma araucária e, a vista de Caxias do Sul
que começa a ascender suas luzes.
Crédito Pedro Augusto Tomazeli Gruszynski
Crédito Tela Tomazeli
Tivemos uma final de semana de ‘caos’ completo no trânsito,
a ponto de ‘vias de fatos’ entre motoristas exaltados. Neste meio de acumulo
absurdo de carros, mais uma vez fico questionando a incompreensão do poder
público local (na verdade não é exceção), com relação ao incentivo do uso da bicicleta, seja
por moradores, seja por turistas que não vão as ruas por medo de serem
atropelados. Mesmo assim, pude observar aventureiros que, com suas bicicletas
viveram Gramado de Bicicleta.
O projeto Gramado de Bicicleta não foi criado com o intuito
de construir ciclovias, mas, sim, com objetivo de que, carros, motos,
caminhões, ônibus e ciclistas compartilhe a mesma via de rolamento. Para isso
criamos normas de trânsito, com vistoria da, Brigada Militar e da Polícia Rodoviária.
Realizamos
trabalho de conscientização com cerca de 5 mil alunos, abordamos ciclistas nas
ruas para entrega do material, realizamos blitz no trânsito. Temos os jornais
locais como incentivadores e divulgadores do projeto. Não temos o apoio do poder
público, não da forma necessária.
Estão formadas algumas
frentes com relação a inserção de ciclovias, como a Turística no Lago
Negro, na Avenida Borges de Medeiros que será revitalizada, assim como na
Avenida das Hortênsias. A Câmara de Vereadores de Gramado e a Câmara de Vereadores de Canela reúnem-se
novamente com suas comissões na próxima semana para, junto com os Prefeitos e
Deputados, reivindicar junto ao DAER a autorização para a construção da
Ciclovia Gramado/Canela, Mas queremos mais!
Crédito da imagens Tela Tomazeli
Queremos ações simples por parte do executivo no sentido de
sinalizar as ruas, com placas de alerta para a presença de ciclista e com velocidade
máxima de 30km/h. Uma decisão de valor justo para o resultado mas, falta vontade
política ou melhor, visão.
Você pode dizer: mas em uma ano e 3 meses do Projeto Gramado
de Bicicleta as frentes e estudos em andamento já não seriam justos? Considero
que não já que, muito mais ciclistas poderiam estar na rua com resoluções
imediatas, absolutamente ao alcance do poder público.
Crédito da imagens Tela Tomazeli
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