segunda-feira, 8 de junho de 2015

Gaúcha Blog News



Gramado de Bicicleta busca a harmonia no trânsito entre ciclistas e motoristas

04 de maio de 20150
Andar de bike já é uma boa ideia. Em uma cidade turística e respeitando as normas de trânsito é melhor ainda. Essa é a proposta do Gramado de Bicicleta. A turismóloga e jornalista Tela Tomazeli conta que a iniciativa surgiu há cerca de três anos em uma noite de ano novo. De acordo com ela, o projeto busca a conscientização no trânsito por parte de quem pedala e de quem está de carro, para uma convivência consciente.
Depois de uma pesquisa de seis meses, um folder foi produzido com as normas essenciais para esse convívio saudável. Com a ajuda de patrocinadores, foram impressos 60 mil exemplares, distribuídos em escolas, empresas, em blitzes e passeios. Amante da bicicleta desde criança, Tela destaca que os braços são para os ciclistas como o pisca é para o carro e que quem anda de bici também é responsável pelo trânsito seguro.
“O que nós temos hoje é que o ciclista ele tem grande responsabilidade no trânsito e ele não se dá conta disso. Ele se larga na via de rolamento com o carro e ele acha que, em função de que ele é prioritário, ele não tem obrigações, mas, sim, ele tem e deve ter essa previsibilidade. A partir do momento que ele vai para o lado esquerdo, vai pra o lado direito ou vai parar, ele tem obrigação de sinalizar isso com os braços. Isso é a função mais importante para que os acidentes sejam evitados. E, lógico, os carros também têm que ficar alertas para isso”, explica.

Passeios de bike pela cidade, como o do Rotary Club, já foram promovidos pelo projeto. Foto: Tela Tomalezi / Divulgação
O manual é para todo tipo de ciclista andar em segurança, seja para quem usa a bicicleta para trabalhar ou para passear. Tela ressalta que os hotéis de Gramado foram os primeiros grandes parceiros do projeto, colocando bicicletas à disposição dos hóspedes para passeios. Ainda segundo ela, o número de pessoas que andam de bicicleta em Gramado está crescendo, junto com a conscientização.
Tela também participa da implantação de projetos que envolvam a bicicleta, como aciclovia Gramado-Canela. O material feito pelo Gramado de Bicicleta é distribuído pelo Brasil inteiro. Quem quiser conhecer mais é só entrar em contato pela fanpage ou peloblog.

Hotéis de Gramado são parceiros do projeto, disponibilizando bicicletas para os turistas passearem. Foto: Tela Tomazeli /

http://wp.clicrbs.com.br/rotadaboaideia/2015/05/04/gramado-de-bicicleta-busca-a-harmonia-no-transito-entre-ciclistas-e-motoristas




Nenhum comentário:

Postar um comentário